Notícia

Piso Vinílico Pode Ser Instaldo Sobre Qualquer Revestimento ? Descupra os pisos permitidos e os não adequados De acordo com o manual de instalação da Tarkett, podemos identificar os tipos de contrapisos permitidos e não permitidos para a instalação de pisos vinílicos, conforme descrito a seguir:

CONTRAPISOS PERMITIDOS

IMPORTANTE: quaisquer dos itens abaixo devem ser considerados apenas em áreas
cobertas e fechadas.

1. Cimento: desempenado ou laje de concreto.

2. Cerâmico: com juntas inferiores a 5mm. Antes da aplicação da Tarkomassa® Autonivelante é necessário aplicar uma demão do Tarkoprimer® sem diluição. Caso a opção seja pela Tarkomassa® Fastplan, não é necessário o uso do Tarkoprimer® .

2.1. Cerâmico: com juntas superiores a 5mm. Preencha os espaços dos rejuntes com a
Tarkomassa® Fastplan. Aguarde o tempo de secagem informado na embalagem. Aplique o Tarkoprimer® em uma demão, aguarde a secagem e, ao final, aplique a Tarkomassa® Autonivelante.

Atenção: verifique se há peças soltas batendo sobre elas com o cabo de um martelo. Se o som produzido for “oco”, a peça deve ser removida e o preenchimento deve ser feito com massa de regularização ou Tarkomassa Fastplan. Para uma secagem mais rápida, utilize a Tarkomassa® Fastplan.

3. Pedra: mármores e granitos polidos, com placas bem aderidas e niveladas. Antes da aplicação da Tarkomassa® Autonivelante, é necessário aplicar uma demão do Tarkoprimer®. Caso a opção seja pela Tarkomassa® Fastplan, não é necessário o uso do Tarkoprimer®. Caso as juntas sejam superiores a 5mm, siga o procedimento do item 2.1.

4. Piso de alta resistência: lixe toda a superfície ou aplique o Tarkoprimer® no intuito de promover aderência.

5. Paviflex® (somente para instalação de outra camada de Paviflex®): as placas devem estar firmes, isentas de cera, sem peças quebradas ou soltas, com adesivo acrílico e que não exista mais do que uma camada de Paviflex® instalada. É necessário remover quaisquer vestígios de cera e regularizar a superfície antes de iniciar a instalação.
Obs.: Para a preparação da sobreposição do Paviflex®, utilizar a Tarkomassa® Fastplan.

6. Com sistemas de calefação: certifique-se que o sistema seja desligado 48h antes do início da instalação do piso vinílico e que seja mantido desligado também por 48h após o término. A temperatura do sistema, após o piso instalado e respeitadas as 48h de descanso, nunca deverá exceder 27ºC.

7. Mezanino: completamente travado, com painel wall, placa cimentícia ou laje de concreto. Nos casos de mezanino com painel wall ou placa cimentícia recomendamos apenas pisos modulares (placas ou réguas) e que sejam recortados no limite dos painéis, evitando sobreposição e um possível descolamento causado por movimentação.

8. Piso elevado: travado e nivelado. Placas de ardósia para pisos elevados devem possuir alta compactação.

CONTRAPISOS NÃO PERMITIDOS

1- Cimento queimado: deverá ser apicoado e preparada uma nova base.

2- Qualquer tipo de piso de madeira (tacos, tábuas, parquets, laminados, etc): deverão ser removidos e preparada uma nova base.

3- Paviflex® com adesivo betuminoso (“cola preta”): deverá ser completamente removido e a cola deverá ser lixada com areia úmida, com lixadeira elétrica e disco diamantado para que não fique nenhum vestígio. Caso esse procedimento não seja realizado, o piso que será instalado por cima dessa superfície poderá sofrer manifestações patológicas, como o descolamento e manchamento.

4- Outros pisos vinílicos (mantas, LVT, SPC) : deverão ser removidos e preparada uma nova base.

5- Pinturas Acrílicas (ou similares): Remoção total, utilizando máquina politriz com disco diamantado. Na sequência, preparação da base.

6- Pintura Epóxi: Lixar com politriz com disco diamantado, para que seja criado porosidade na superfície.Na sequência, preparação da base com aplicação do Tarkoprimer® sem diluição e preparação da base.

7- Cozinha industrial: não recomendamos a aplicação de piso vinílico neste tipo de área.

8- Áreas externas.

9- Banheiros: não recomendamos a aplicação de pisos vinílicos neste tipo de área, exceto se forem lavabos (sem chuveiro).

10- Ardósia e pedras diversas.

Dicas para o Consumidor

Verifique a Umidade do Contrapiso: Antes de instalar, assegure-se de que o contrapiso está seco e curado. A umidade excessiva pode causar bolhas e descolamento do piso.

Faça um Nivelamento Adequado: Desníveis e irregularidades devem ser corrigidos com a aplicação de produtos como a Tarkomassa® Autonivelante.

Escolha um Profissional Especializado: A instalação correta é fundamental para garantir a durabilidade e estética do piso. Um profissional treinado garantirá a preparação adequada do contrapiso.

Proteja a Superfície: Após a instalação, evite tráfego pesado e proteja o piso até a secagem completa dos adesivos.

Com esses cuidados, é possível garantir uma instalação de piso vinílico duradoura e de alta qualidade, valorizando o ambiente e evitando problemas futuros.